sábado, 15 de outubro de 2011

No último sábado (08.10.2001) participei da missa em comemoração aos 50 anos de vida religiosa de minha tia, Irmã Maria Diumira, da Congregação irmãs de São José. Ela é a irmã mais velha de meu pai, de uma família de 9 irmãos.

Quase toda a família, que é grande, estava lá, foi um momento de grande emoção, principalmente para ela, pois a opção pela vida religiosa fez com que deixasse de acompanhar muitos dos momentos de família, uma vez que optou por servir a Deus e aos mais necessitados. Para cumprir a sua missão ela morou em vários lugares, conviveu com comunidades carentes, teve de fazer as malas por inúmeras vezes e principalmente, não ser dona do próprio nariz. Sim por que irmã não se governa e tem de respeitar as determinações de sua congregação, os seus rendimentos, oriundos da aposentadoria, por exemplo, heranças e tudo mais, são integralmente da congregação a que pertencem.
Tia Diumira entrou na Igreja Sagrada Família, onde ocorreu a cerimônia (Minha família freqüenta a paróquia há décadas) passando por um corredor formado pelos sobrinhos-netos, que seguravam rosas vermelhas, colocadas ao pé da imagem de Nª Senhora, durante a cerimônia.
Eu me pergunto: Quem hoje está disposto a tanta renuncia? Quem, hoje, está disposto a servir a Deus e a comunidade, acima de todas as coisas? 

As irmãs, assim como os padres, não são pessoas perfeitas, possuem defeitos como todos nós, mas há de se respeitar sua opção por algo que a maioria de nós não seria capaz, tanto isso é verdade, que a cada dia está mais difícil as congregações substituírem seus membros, que deixam as atividades por doença ou morte. Sim, pois a missão é para a vida toda e só se encerra quando já não é mais possível exercer a atividade.

Celebrar esse momento com minha tia foi motivo de muito orgulho para mim, estavam presentes minhas filhas e meu neto, que faz parte da 5ª geração de minha família. Foi um emocionante encontro de gerações e deve ser motivo de orgulho para toda família, ter um membro capaz de tamanha renúncia.
Momento de emoção diante da imagem de Nª Senhora

Homenageio minha tia Diumira, pelo conjunto de sua obra, pelos anos de dedicação e oração, pelo exercício do magistério, pelo atendimento as comunidades carentes e principalmente por mais de 50 anos de Fé.  
Parabéns Tia Diumira! Obrigado por nos dar um exemplo de FÉ!

Um comentário:

  1. Pessoas como ela são raras e muito valiosas. Em um mundo de pessoas tão consumistas, egoístas e preocupadas em ostentar, a Tia Diumira é um exemplo de vida. Uma pessoa iluminada e feliz. Parabéns para ela e para a família! Cibele Farias

    ResponderExcluir