quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Ei Fortunati, segue o Exemplo da Dilma e do Tarso!

O Governador Tarso Genro e a Presidenta Dilma, determinaram que os detentores de cargos em seus governos, que pretendem participar das eleições deste ano, como candidatos, deveriam deixar suas funções ainda no começo do ano.

Considero a decisão de ambos, muito acertada, pois há muito trabalho por se fazer no governo e é importante que todos estejam “focados” no trabalho, além do que, fica ruim fazer modificações no meio do ano, é bom fazer isso agora durante o período de férias; Por último, garante que a máquina pública não seja usada eleitoralmente pelos candidatos e seus partidos políticos.

Aqui no Rio Grande do Sul, o Secretário Beto Albuquerque, cumpriu a orientação do governador, o que considero acertado e demonstra seu compromisso com o governo e com a boa administração do patrimônio público. Eu mesmo acabo de deixar as funções que exercia na SEINFRA (Secretaria de Infraestrutura e Logística do RS) desde o ano passado. Como sou pré-candidato a uma vaga na nominata do PSB para concorrer a vereador em Porto Alegre, em comum acordo com a orientação do Secretário Beto Albuquerque, deixei minhas funções.

Nós não somos donos destes cargos, erra quem pensa assim, os cargos são missões que recebemos, para servir a população e o governo em que acreditamos. Políticos sérios, não se apegam a cargos e estão prontos para deixá-los, desde o primeiro dia em que entram. Vamos lá, cumprimos nossa missão e saímos. Quem quer estabilidade, deve fazer concurso público. Na SEINFRA todos os três companheiros que se enquadravam nos critérios da orientação do governo, tiveram que se afastar: Eu e os companheiros Geraldinho (Pré-candidato a Prefeito em Viamão) e o Vanderlan Vasconcelos (Pré-candidato a Prefeito de Esteio).

Dizem que alguns pré-candidatos, de outros partidos, não estão seguindo a orientação do governador, usando da artimanha de que “não têm certeza” se serão, ou não, candidatos. Quem me conhece sabe que não gosto de hipocrisia e que abomino esse tipo de prática, pois se pretendem ser candidatos, e para merecerem o voto das pessoas, têm de aprender, desde sempre, a cumprirem orientações, e não ficarem fazendo “malandragens”. Quem age assim não merece o voto do eleitor.

Acho até que o Prefeito José Fortunati, e todos os demais Prefeitos, deveriam fazer o mesmo e solicitar o afastamento dos detentores de cargos públicos que pretendem se candidatar, isso evitaria que utilizassem da máquina pública para benefício próprio e eleitoreiro. Nossa população está cansada dessas práticas lesivas aos cofres públicos.

Se hoje, grande parte da população está descontente com a política, muito se deve por ver aquilo que é público, que a todos pertence, ser usado de forma leviana, por políticos, que só pensam em seus próprios interesses, e utilizam-se daquilo que é de todos nós, para aferir proveito próprio e de manutenção de seu "estatus quo".

Para que a democracia seja exercida de forma correta, é preciso que todos aprendam a tratar com respeito à “coisa pública”. Pessoas “apegadas” a cargos, e que “alicerçam” suas carreiras políticas neles, acabam fazendo qualquer negócio para se manter onde estão, e para isso, muitas vezes renunciam aos seus valores pessoais, a sua dignidade, e o respeito ao bom uso do patrimônio público.

Espero que o Prefeito José Fortunati, faça uma demonstração de que respeita o povo de Porto Alegre, e determine que os pré-candidatos a Vereador, que estão ocupando CC’S na Prefeitura, deixem suas funções para evitar a utilização da máquina pública como instrumento de campanha eleitoral, seguindo o bom exemplo dado pelo Governador Tarso Genro e a Presidenta Dilma Rousseff. 

Por último, agradeço a confiança do Secretário Beto Albuquerque, que me proporcionou a oportunidade de fazer parte da sua equipe, a frente de uma das mais importantes secretarias do Estado do Rio Grande do Sul.


4 comentários:

  1. Bom tema para debate, entretanto, entendo que é importante destacar também (já que o texto foi omisso) que existe legislação sobre o assunto. Os prazos de afastamento estão regulados pela legislação eleitoral, ou seja, não depende de orientação politica/partidaria, é só cumprir a lei que todos vão poder concorrer tranquilamente.
    A Lei estabelece prazos equivocados, distorcidos, injustos? bom isso é outro foco para a conversa...

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo, a legislação estipula um prazo sim, porém o governante é livre para determinar o que é melhor para seu governo e para aquilo que entende como mais justo e transparente. Quem conhece minimamente política, sabe que com apenas três meses de campanha é muito difícil alguém lograr êxito eleitoral, portanto existe aquilo que é Legal, e o que é Ético e Moral.
    No caso especifico o Governador Tarso e a Presidenta Dilma, optaram por não permitir, ou pelo menos tentaram evitar, que a máquina pública seja utilizada para fins eleitorais.
    Com certeza, a partir da volta do Carnaval, a campanha começa a todo vapor, pois têm a fase que chamamos de pré-campanha, de articulações internas nos partidos, de articulação com lideranças, até as convenções que determinarão as nominatas oficiais. Os pré-candidatos estarão focados nisso e com certeza isso prejudicará seus desempenhos no governo.
    Como impedir, por exemplo, que os atos de governo e das assessorias de imprensa dos "Secretários Candidatos" não se transformem em máquinas de campanha?
    Por tudo isso, considero acertada a decisão de Tarso e Dilma, e entendo que o Prefeito Fortunatti e os demais prefeitos deveriam fazer o mesmo, pois estariam prestando um bom serviço à democracia e ao patrimônio público.
    Obrigado pela contribuição!

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Serginho! Bela abordagem de um tema, que a imprensa e a maioria dos prefeitos simplesmente ignoraram.

    ResponderExcluir
  4. airon rodrigues marçal2 de agosto de 2012 às 12:09

    Tem que valer para o prefeito também. O Fortunati deveria dedicar-se apenas a sua canditatura. Ou, não vale para ele????

    ResponderExcluir