sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O Maniqueísmo e a Generalização!

Quando emitimos opinião, corremos um grande risco de generalizar e, de certa forma, nos tornar maniqueístas, principalmente quando o assunto envolve algo que estamos relacionados ou diretamente envolvidos.

Já escrevi aqui, no texto sob o título “A Ideologia deturpa nossa visão sobre a realidade?” que temos a tendência de “puxar a brasa para nosso assado” e interpretar a “realidade” conforme nossas ideologias, fazendo, com que, em grande parte das vezes, a nossa opinião, seja apenas um versão da realidade, e, dependendo de nossas crenças, valores e princípios, elas podem ser mais próximas o mais distantes da realidade.


Baseado nas minhas crenças é que escrevo minhas opiniões e, também, é baseado nelas que conduzo minha vida. Meus atos, minhas palavras e reflexões são filtradas por minha forma de ver o mundo.


Não acredito que tudo seja mal, ou bom, ou que todos são iguais, e por isso minha conduta pessoal é me permitir gostar e desgostar na mesma coisa. Tentando ilustrar: Eu não concordo com tudo que as pessoas fazem, e nem por isso deixo de ver méritos nas coisas que fazem; Não acho que uma pessoa seja capaz de fazer só coisas ruins, ou só coisas boas, até porque a noção de certo ou errado, e de bom ou ruim é relativa; Meus amigos, meus familiares e as pessoas que gostam de mim, não necessariamente concordam com tudo que faço e digo, e vice versa. Precisamos aprender a conviver com essas diferenças e contradições, e vamos evoluir, como sociedade, como nação, a medida que aprendemos a compreendê-las e respeitá-las.


Essa postagem é só para introduzir as seções Curti! Não Curti! Que começarei a publicar aqui no Blog, pois, às vezes eu presencio um acontecimento, uma declaração, uma decisão e encontro nelas, coisas que gosto, e coisas que não gosto, e o fato de não gostarmos de algo, não faz daquilo menos meritório.


Na política é assim: Se eu critico uma posição do governo, é porque sou contra, sou da oposição, e se elogio eu sou a favor, sou governista! Acho que, de certa forma, as pessoas estão caminhando por aí, e esse não é um bom caminho. A boa política, a forma correta de viver, segundo meus valores, é onde posso criticar sendo governista, e posso elogiar, sendo oposicionista, basta apenas que eu seja Justo.


Política limpa, opinião limpa, se faz com Justiça e não com “Patrulhamento”, “Maniqueísmo” e “Generalização”, por isso, eu e você temos um longo caminho de aprendizado pela frente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário