O tempo
vai passando, e cada dia mais a política vai se sofisticando, ficando
mais parecida com o comercial de um produto qualquer. Se no passado, políticos
com grande capacidade de inserção social, carisma e eloquência verbal eram
fundamentais para o sucesso eleitoral, e os partidos investiam pesado na
formação de quadros e na descoberta de novos talentos, hoje tudo mudou, e o
sucesso eleitoral está muito ligado ao poder econômico e a capacidade do
partido político contratar um publicitário, ou uma agência inteira de
publicidade para fazer sua campanha.
As
campanhas estão milionárias? Sim estão! E grande parte do valor gasto vai para
sustentar a equipe de publicitários que é contratada, a peso de ouro, para
vender um candidato como se vende um produto qualquer. Especializados em
comportamento humano e experientes na arte de nos vender aquilo que não
queremos comprar, os publicitários são cada vez mais ouvidos pelos políticos, e
interferem, cada vez mais, naquilo que é dito e é feito pelos administradores.
Em
resumo, os políticos não fazem mais o que é necessário fazer, mas aquilo que
contribui para melhorar a sua imagem, pois o objetivo é simplesmente conquistar
o poder e se manter nele. Poucos são
capazes de fazer algo que desagrade ao “publicitário mentor”.
Não é
por menos que em grandes escândalos de corrupção como o Mensalão PTista e o
valerioduto Tucano, o publicitário Marcos Valério está na linha de frente,
comandando um grande esquema de desvios de dinheiro público. Estes casos não
são isolados, existem muitos pelo Brasil. Aqui mesmo no Sul em 2010 foi
desmantelado um esquema que teria desviado cerca de R$ 10 milhões do Banrisul
com a participação das agências SLM e DCS.
Por falar nisso, que fim deu esse
caso? Abafaram?
Fui
procurar alguns números para ver a força dos publicitários nas campanhas.
Campanha
da Dilma 2010 – Arrecadação total R$ 135.530.844,32 Despesas R$ 153.093.181,16.
Deste valor R$ 42 milhões foram para João Santana e sua empresa Pólis Propaganda e
Marketing, ou seja, 31% do valor arrecadado na campanha. Recomendo a leitura da
reportagem de época publicada em 04/10/2013 e veja como João Santana é uma das
pessoas mais poderosas do Brasil, sim, pois se a maior autoridade do País, que
é a Presidente da República, o escuta antes de tomar decisões importantes ele é
alguém muito poderoso. http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2013/10/bjoao-santanab-o-homem-que-elegeu-seis-presidentes.html
Olhando a Prestação de contas da Campanha da
Presidenta Dilma encontrei ainda outros valores interessantes:
R$ 2.615.100,00 para o IBOPE INTELIGENCIA PESQUISA,
R$ 1.320.000,00 a CONSULTORIA LTDA VOX MERCADO PESQUISAS E PROJETOS LTDA e
outros R$ 406.704,00 para OMA-ASSE. EM PESQ. DE OP. MERC. E AVAL. DE POLIT.
PUBL. LTDA, ou seja, R$ 4.341.804,00 foram para institutos de pesquisas, 3,2%
do total arrecadado na campanha.
Também encontrei
R$ 2.364.478,00 para INFOLIBERO CONSULTORIA ESTRATÉGICA P/INTERNET LTDA de
propriedade de Marcelo Branco responsável pela estratégia de Dilma nas Redes
Sociais e mais R$ 4.040.000 a uma empresa chamada REALITY VOICE COMERCIAL E
SERVIÇOS LTDA que me parece ser uma empresa de telemarketing, digo parece, pois
não consegui informações precisas desta empresa na internet pois ela mudou de
nome para TELLMED SERVICOS E SISTEMAS DE SAUDE LTDA e
tem entre suas funções pesquisas de opinião e portanto pode ser também um
instituto de pesquisa por telefone. Mas o importante é que mais R$ 6.381.478,00
ou 4,16% da arrecadação foram gastos com empresas de marketing e pesquisa.
Como
podemos ver do total arrecadado para a campanha da Presidenta Dilma, 38% foram
para a estratégia de comunicação. É preciso registrar que estes números são ainda
maiores, pois fiz uma pesquisa muito superficial, selecionando apenas as
despesas com 6 empresas que juntas totalizam R$ 52.339.578,00, uma verdadeira
fortuna. A candidata Marina Silva, por exemplo, arrecadou um total de 24.108.859,74 em sua campanha a Presidência da República em 2010, menos da metade do que
essas 6 empresas receberam).
Tudo isso
para poder entender o que pensa o povo, o que ele está dizendo e para gerar uma
estratégia publicitária que induza o povo a consumir o produto deles, que no
caso é o candidato.
Não é a toa
que nomes muito conhecidos da Publicidade Brasileira, como Nizan Guanaes, Duda
Mendonça e João Santana se tornaram “gurus” de políticos.
Para um
projeto vitorioso, hoje é preciso ter os elementos mostrados nas despesas de
Dilma. Um bom marqueteiro, o constante acompanhamento através de pesquisas de
opinião, para saber o que está colando ou não, e com a importância das redes
sociais, uma empresa especializada em mídias digitais, para reproduzir sua
política de marketing na internet. Sem esse investimento fica muito difícil alguém
conseguir sucesso em um pleito eleitoral majoritário.
Funciona
como uma marca, você paga mais caro por produtos que investem vultuosas somas
de dinheiro em publicidade o que forma um ciclo vicioso que é mais ou menos
assim: A empresa gasta X para produzir o produto e investe um valor, ainda
maior, para divulgá-lo e transforma-lo em um produto sedutor do ponto de vista
do marketing comercial, tudo isso para convencer o consumidor a adquirir aquele
produto. O consumidor adquire o produto, por um valor muito maior do que o
valor que seria normal, pois tem de pagar também toda a despesa que foi
investida em publicidade para convencê-lo a comprar aquele produto.
Assim é
com a política. Acabamos nos afastando dela, nos despolitizamos e acabamos
“comprando gato por lebre” votando em candidatos que investiram gigantescas
somas de dinheiro para contratar estruturas e manipularem tua opinião e lhe
convencendo a comprar o “produto deles”.
A
pergunta que faço: Quem você acha que paga essa conta?
PS: Recomendo também a leitura da reprodução do Artigo de Cleber Benvegnú que fiz neste blog http://www.testemunhaocular-blog.blogspot.com.br/2013/08/partidos-politicos-ou-sabonetes.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário